quarta-feira, julho 11, 2007

O sambinha dos metadados: um «case study» de satisfação dos utilizadores

Foto: Señor Coconut

Aparentemente a recuperação da informação e a dança afro latina são dois conceitos distantes, duas realidades longínquas. Uma é ciência da pesquisa de documentos que pode ser efectuada sobre os próprios documentos, através de metadados ou em bases de dados (tanto relacionais como hipertexto). A outra é, por seu turno, uma arte cénica ou forma de entretenimento que se expressa através de movimentos corporais coreografados ou improvisados com ritmos calientes.

Parece que nada têm em comum uma com a outra. São áreas tão distantes que nem se conhecem… Bem! Na verdade nos países tropicais nem sempre é assim e por vezes o final do processo de recuperação da informação pode mesmo desencadear um novo procedimento de… ritmos brasileiros, música e dança. Foi de facto o que aconteceu há cerca de dez anos na Biblioteca Nacional do Brasil quando um extraordinário utilizador entrou na sala de leitura e pediu um livro sobre orixás. A bibliotecária atendeu o pedido e no momento em que entregou um exemplar com o assunto pretendido, o utilizador ficou tão satisfeito que começou a cantar e a dançar, agarrou na bibliotecária e deu início a um inusitado baile...

A ideia é interessante, mas o que gostava mesmo era de assistir a uma monumental “desbunda” latina no Round Reading Room do British Museum.

KAZ, Roberto – Os sonolentos da BN: tem gente que adentra a Biblioteca Nacional com objectivos não muito académicos. In: Boletim da Biblioteca Nacional. 2006.

P.s: Um abraço ao Henrique Barreto Nunes que fez chegar a informação.