quinta-feira, dezembro 11, 2008

Serviço de aquisições – adolescentes rapazes




Duas “bêdês” sobre a aviação durante a segunda guerra. Algo que (estranhamente...) me fascinava, nos tempos de puto, sobretudo as pequenas revistas «Falcão» e «Guerra» vendidas nos quiosques de Lisboa em finais dos anos 70 e início de 80. Hoje ao ler estas histórias, os argumentos parecem invariavelmente medíocres, o que “deita por terra” os meus critérios de selecção documental durante a adolescência, isto para não falar no interessante “tema” dos meus atributos intelectuais de então.

De qualquer modo, os livros que proponho, apresentam uma edição cuidada. São ambos coloridos sendo um deles em formato graphic novell e o outro num tradicional álbum. O primeiro livro «Battler Britton» evoca as saudosas histórias do Major Alvega que foram publicadas em Portugal a partir dos anos 50/60 do séc. passado, sendo interessante lembrar que o “aportuguesamento” do personagem (“Major Alvega” em vez de “Battler Britton”) se deveu à nobre iniciativa do Estado Novo de “naturalizar” com a cidadania portuguesa certos e determinados heróis de banda desenhada estrangeiros. A história, da autoria de Garth Ennis (argumento) e Colin Wilson (desenhos), desenvolve-se no norte de África em 1942 onde os aviadores aliados têm de tentar travar a máquina de guerra alemã, assim como… ultrapassar as tradicionais rivalidades entre ingleses e americanos (how tipical!). Uma história com pouco estímulo intelectual, (let’s face it), mas que pode muito bem estimular o empréstimo domiciliário e, já agora… os hábitos de leitura nas nossas magníficas comunidades.

O segundo livro «O último voo» de Romain Hugault contém quatro pequenas histórias cruzadas de quatro aviadores (um japonês, um americano, um alemão e um francês) narradas de uma forma surpreendente por cada um dos protagonistas.

ENNIS, G. ; WILSON, C. – Battler Britton: Major Alvega. Lisboa: Vitamina BD, 2008.



HUGAULT, R. – O último voo. Lisboa: Vitamina BD, 2007.