quarta-feira, novembro 04, 2009

Serviço de aquisições


«Porque motivo os japoneses gostam tanto de mangá e os “estrangeiros” nem por isso? Porque os "estrangeiros" não têm o Osamu Tezuka». É mais ou menos isto que nos transmite a primeira prancha de «O nascimento de Osamushi», 1º vol. de «Osamu Tesuka: uma biografia mangá» publicada pela Conrad, uma editora brasileira de São Paulo que publica novelas gráficas e HQ (Histórias em Quadrinhos no Brasil = Banda Desenhada em Portugal) com regularidade.

Nascido em 1928 Tezuka é por muitos considerado como o pai da moderna mangá. Pai porquê? Porque foi o primeiro a desenhar as personagens com olhos muito grandes e pormenorizados conferindo assim maior expressividade aos bonecos. Inspirado em filmes alemães e franceses, inovou o universo da banda desenhada japonesa ao utilizar ângulos cinematográficos proporcionando à história uma sensação de movimento. Foi ainda Tezuka que publicou pela primeira vez narrativas longas em banda desenhada, chegando, por vezes, a mais de mil páginas. Em jeito de comparação podemos dizer que Tezuka é no Japão o equivalente a Walt Disney nos EUA.

Este primeiro volume tem de interessante, para além dos dados gerais referentes aos primeiros anos de vida de Osamushi (diminutivo infantil de Osamu Tezuka), o facto de nos ir transmitindo informação sobre a história da mangá e da animação japonesa na primeira metade do século vinte assim como dos hábitos de vida de uma família japonesa (classe média alta) com elevados interesses culturais.

Uma excelente proposta para um Comunidade de Leitores dedicada ao estudo do Japão.

BAN, Toshio; TEZUCA PRODUCTIONS – Osamu Tezuka: uma biografia mangá. São Paulo: Conrad., 2003. ISBN: 85-8719370-8

1.º Vol. – O nascimento de Osamushi