terça-feira, setembro 05, 2006

Bibliotecas e danos colaterais


Ilustração: Mazen Kerbaj

Quando Tony Blair e George Bush convocaram o mundo para assistir à libertação de Bagdad em Abril 2003 chamaram ao feito “uma vitória para a democracia”. Mas nesses dias houve muito boa gente que em vez de libertação viu destruição. Viu mais a destruição de uma cultura do que um novo começo. Na verdade, entre os edifícios destruídos pelo fogo das forças da coligação estavam a biblioteca e o arquivo nacional. Nestes dois casos as câmaras de televisão filmaram mesmo milhares de documentos a arder dispersos no exterior. Mesmo que alguns dos mais importantes documentos tenham sido removidos atempadamente para o depósito há mais de três anos, os investigadores ainda não sabem ao certo o que se perdeu.

Infelizmente é bastante difícil contabilizar este tipo de desastres. Segundo um e-mail remetido recentemente à British Library mais de 20 bibliotecas foram destruídas ou danificadas no último mês no Líbano meridional, e saber neste momento o que se perdeu é um exercício que só a nossa imaginação pode responder.

Tradução livre e parcial de «Preservation hoarders» // In: The Guardian. Education. Set. 5 de 2006. Disponível em: http://education.guardian.co.uk/administration/story/0,,1864729,00.html