terça-feira, outubro 17, 2006

Serviço de aquisições

De vez em quando acredito que não vivemos num país do terceiro mundo. Na verdade o mercado de publicações de banda desenhada em Portugal é o meu barómetro para o desenvolvimento económico e social e quando uma bd desta qualidade é dada à estampa penso que finalmente demos o salto pois estamos a publicar material com a mesma qualidade de Espanha, Itália, França, Bélgica, EUA, Canadá ou Japão. O problema é que vou ter certamente de esperar mais uns anos até ser publicada outra bd deste nível e não apenas uns míseros dias ou semanas como os meus irmãos mais desenvolvidos.
Sobre o livro, acho que desde «A pior banda do mundo» do José Carlos Fernandes (2002-2005) não lia uma obra de autores portugueses tão boa. O João Paulo Cotrim está ao melhor nível e o Miguel Rocha fantástico. A obra sem ser uma biografia do ditador português é, no entanto, algo parecido com uma biografia satirizada. Narrada, em parte, pelo próprio ditador mas obviamente com palavras emprestadas (que eu classificaria como ironia poética) pelo argumentista e pela história. No essencial o livro retrata episódios, imagens, frases, slogans e factos da vida de Oliveira Salazar e de Portugal desde a sua infância até à hora da sua morte. O grafismo da obra é também notável. A sequência narrativa / visual do ditador a cair da cadeira ou a utilização dum postal de propaganda do regime (Deus, Pátria e Família) e fazer dele o primeiro quadradinho de uma sequência que inverte na totalidade os valores do regime são absolutamente geniais.

Uma nota apenas. O prazer retirado da leitura é tanto maior quanto maior for a contextualização do leitor com a história recente de Portugal. De qualquer forma numa escala de 0 a 5 basta estar no nível 1 (aquele em que julgo me encontrar) para gozar o livro plenamente.

Parabéns aos autores.

P.s.: leiam também a crítica em http://lerbd.blogspot.com/
COTRIM, João Paulo ; ROCHA, Miguel - Salazar : agora na hora da sua morte. Mem Martins : Parceria A. M. Pereira, 2006. ISBN: 972-8645-36-08