segunda-feira, maio 07, 2007

Para acabar de vez com a cultura



Ilustração de Andrew Selby

Mais do que promover a CULTURA a missão do bibliotecário público é promover a LEITURA. No âmbito da leitura ociosa (ficção ou literatura) e enquanto bibliotecário tanto me faz que os munícipes que sirvo leiam a obra completa de Dostoyevsky ou os resumos incompletos da telenovela na Revista Maria. O que é importante para mim enquanto responsável pela leitura pública é que LEIAM!... As orientações de leitura são como as orientações sexuais. Cada um sabe de si e eu não tenho nada a ver com isso. De qualquer modo o que me interessa é que leiam pelo simples prazer de ler (leitura lúdica) e que leiam pelo prazer de ler também livros e periódicos do seu universo profissional, pois acredito religiosamente que só assim é possível crescer em termos humanos e profissionais e, consequentemente, salvar o país do seu subdesenvolvimento histérico. Enquanto bibliotecário de leitura pública sou um Keinesiano. Sou intervencionista por natureza e assim não descansarei (minto!... pois descanso muito) enquanto o padeiro da minha comunidade não ler o manual «The ultimate baker», enquanto o sapateiro não ler «Shoemaking: a journal of manufacturers» com a mesma pica com que lê «A Bola»… ou enquanto as meninas da esquina não lerem «How to open a financial succesfully whore house». Esta é a essência da minha profissão e é nisto que acredito.

Até amanhã,