segunda-feira, abril 23, 2007

Serviço de aquisições: sala infanto-juvenil


No Japão e na maioria dos países ocidentais a promoção da leitura entre as crianças e adolescentes menos propensos à leitura (por uma variedade de factores e causas distintas) é feita através de uma aliança sacro santa entre o áudio visual (televisão e jogos de vídeo) com o formato livro. Não há dúvida que é muito mais fácil pôr alguém em contacto com o livro (the dead tree media – adoro escrever isto!) quando este lhe traz referências ao seu apaixonante universo audiovisual. Isto é básico e até um imbecil como eu o entende.

Em Portugal, desgraçadamente, essa aliança não existe (o que constitui uma oportunidade para quem quiser montar negócio no sector livreiro), de qualquer forma as bibliotecas têm à sua disposição um vasto catálogo de edições espanholas com os heróis preferidos dos nossos putos.

É o caso da interessante gegika (mangá infantil) Doraemon, criado em 1969. Trata-se da saga de um gato cósmico que veio do século vinte e dois com o propósito de ajudar Nobita, um miúdo invejoso, preguiçoso e sem interesse pelos estudos, a ultrapassar os seus problemas (cá está o fixação japonesa com o trabalho…) graças aos poderes do seu bolso mágico. O sucesso do Doraemon em Portugal deve-se ao facto de estar a passar actualmente no Canal Panda. Aproveitem pá!... Responsabilizo-me pessoalmente pelo investimento e declaro publicamente que CORTO O MEU BIGODE se o livro não tiver uma taxa de empréstimo superior a 10 X por ano…

Fujiko, Fujijo – Doraemon. Planeta de Agostini, 2005- . 10 vol.