domingo, janeiro 27, 2008

As Comunidades de Leitores na Antiguidade

Jerusalém, há muito tempo atrás…

- Irmãos! E se formássemos uma COMUNIDADE DE LEITORES? Somos exactamente doze, Um número que me parece bastante razoável para um clube de leitura. Que achais?
- Eu continuo a ser da opinião que devíamos fundar uma RELIGIÃO, senhor?
- A mim também me parece que o Lucas tem razão. Se fundarmos uma RELIGIÃO podemos pregar o Evangelho aos judeus assim como aos gentios em toda a Galileia.
- Mas não vedes? Uma COMUNIDADE DE LEITORES É UMA RELIGIÃO. E reparai que a partilha de uma Tábua de Argila pode manter a comunidade unida. Que mais quereis?...
- Eu pessoalmente gostava de ver os pães multiplicados, senhor.
- Mas Tiago, a leitura alimenta o espírito e sustenta a fé. Já vistes que, desde que não fossemos muito exigentes e usássemos tábuas de argila com temas que não deixem as pessoas indiferentes, podíamos fazer CRESCER E MULIPLICAR AS COMUNIDADES DE LEITORES em toda a Galileia, e quem sabe, pela Grécia, Egipto e Roma e assim PROMOVER A TÁBUA DE ARGILA E OS HÁBITOS DE LEITURA EM TODA A TERRA?...
- Sim senhor! Tendes razão, mas os jovens de hoje já não ligam às Tábua de Argila. Andam seduzidos com as novas tecnologias e não largam os Rolos de Papiro. Qualquer dia ninguém lê, senhor. Uma RELIGIÃO é melhor. Tem mais seguidores.
- Também pensais assim Judas?... Reparai que há muito tempo se fala no FIM DAS TÁBUAS DE ARGILA, mas elas nunca desaparecem, nem vão desaparecer. Há coisas que são insubstituíveis. O seu cheiro, o tacto e o design proporcionam prazeres tão grandes que os rolos jamais serão capazes de oferecer, para além não cansarem a vista quando lemos.
- Mas com uma RELIGIÃO, senhor, podeis fazer MILAGRES e assim ajudar os cegos, os doentes e os pobres?
- Contemplai Lázaro, que A LEITURA TAMBÉM FAZ MILAGRES. O carpinteiro pobre, assim como o pescador ou o pastor humilde que lêem podem descobrir novas técnicas para benfeitorizar o seu ofício e assim melhorar as suas vidas. Para além de poderem ocupar os seus tempos livres com alegrias lúdicas que não imaginavam existir. Que pensais?...
- Hum… Eu não estou lá muito convencido.
- E eu também não, senhor.
- Nem eu!
- Eu pessoalmente vim a pé desde Caná, senhor. Se soubesse que era para formar um CLUBE DE LEITURA não tinha saído de casa.
- Bom! E se comêssemos pão e bebêssemos vinho durante as sessões, irmãos?
- Assim já é falar, senhor!
- E podemos também escolher as Tábuas de Argila para ler nas sessões seguintes, senhor? Eu pessoalmente gosto muito das Tábuas de Auto Ajuda.
- Sim André. Podeis escolher, mas tendes que estabelecer regras. Regras para a dinamização das sessões e para a escolha das tábuas.
- Sim senhor, boa!
E assim começou uma das primeiras comunidades de leitores da história da humanidade. Ao que parece outros profetas anteriores, designadamente Shiva, Sidharta e Moisés terão formado eles também as suas COMUNIDADES DE LEITORES COM IDÊNTICO SUCESSO.
Cartoon de Gerhard Haderer