domingo, janeiro 06, 2008

Cidadãos de Lisboa ameaçam transferir-se maciçamente para o Alto Minho!

Nova Biblioteca de Viana do Castelo abre as suas portas a 20 de Janeiro. Projectada por Siza Vieira, teve um orçamento de 4,5 milhões de Euros. Os seus 36.750 felizardos habitantes terão à disposição cerca de 100.000 livros, periódicos, CDs e DVDs, para cosulta local e empréstimo domiciliário, num espaço que ocupa os 3.130 metros quadrados (cumprindo e superando as recomendações da IFLA / UNESCO). O horário de funcionamento é igualmente imbatível (10h – 22h) deixando a generalidade dos “alfacinhas” boquiabertos e, muito legitimamente, à beira de um ataque de nervos.

Entretanto um cálculo ousado do contabilista anárquico revelou que cada estádio do Euro 2004 (com um custo médio de 250 milhões de euros) dava para construir 55 bibliotecas públicas destas, enquanto o Túnel do Marquês (300 milhões de euros) dava para edificar 60 bibliotecas assinadas pelo Siza. Nice! Very Nice.

Por último, em entrevista exclusiva ao anarquista, um bibliotecário anónimo deixou no ar a pergunta fatal: “AINDA HÁ VAGAS para trabalhar na vossa biblioteca?” …
Aguardamos a resposta com tranquilidade.