sexta-feira, dezembro 21, 2007

Clube de leitura teen


É o Harry Potter da BD na Europa e nos E.U.A. De França a Espanha e Itália, dos EUA ao Canadá arrasa tudo o que é top de vendas. Jogos de vídeo, bonecos e diversos brinquedos de merchandising vendem-se também como cogumelos em seu redor. Em Portugal é um fenómeno sobretudo ligado à Internet (em que os adolescentes urbanos oriundos da classe média, fazem intensos downloads), às lojas de brinquedos e, residualmente, às livrarias especializadas em banda desenhada de importação.

Contudo num rasgo de ousadia tremenda as Bibliotecas Municipais de Lisboa preparam-se para trabalhar a leitura de super heróis e de shonen mangá com um grupo de teenagers num bairro social de Lisboa.

São seus objectivos: promover hábitos de leitura lúdica e, em simultâneo, garantir que o dinamizador não leve, digamos, “porrada”.

É sua estratégia, para cativar a presença de jovens leitores, melhorar as notas nas aulas de inglês e português.

Interessa ao dinamizador deste grupo: verificar se a BD de super heróis e mangá (geralmente vista como médium destinado a rapazes brancos da classe média urbana) podem interessar a filhos e netos de emigrantes dos países africanos (no Bairro Padre Cruz, Biblioteca Municipal Natália Correia).

Estamos firmemente convencido que com esta iniciativa o bibliotecário anarquista poderá finalmente receber o prémio “Library Services for Poor People – Asshole Award of the Year”.

A leitura e o visionamento de DVDs do Naruto (em inglês) estarão seguramente presentes desde as primeiras sessões.

KISHIMOTO, Masashi – Naruto, 1. [S.l.]: Viz Media, 2003. ISBN: 978-156931900

Um feliz solistício pagão, cheio de bolo rei e de deliciosas rabanadas, nham, nham…