sexta-feira, abril 24, 2009

Crise? Qual crise! O EMPRÉSTIMO DE BANDA DESENHADA CONTÍNUA EM ALTA nas BLX

No passado mês de Março registou-se um NOVO MÁXIMO HISTÓRICO NO EMPRÉSTIMO DOMICILIÁRIO DE BANDA DESENHADA com a cifra DE 526 CHECK OUTS nas Bibliotecas de Lisboa. Número que corresponde a 3% do total de empréstimos da rede. A maior percentagem de sempre.
De destacar o EXCELENTE DESEMPENHO DA MANGÁ, que no primeiro trimestre de 2008 detinha uma cota de mercado (leia-se percentagem de empréstimos domiciliários) inferior a 1% do total da BD emprestada, dispondo agora de uma cota de 16% com 84 exemplares emprestados, apenas no mês de Março.

De entre as bibliotecas da rede a maior taxa de crescimento no empréstimo foi registada na BMC (Biblioteca Municipal Central) e Biblioteca Orlando Ribeiro que de uma média mensal de 13 e 19 empréstimos de banda desenhada “galgaram” para 46 e 52 empréstimos respectivamente. Um assinalável crescimento de 350% e 270%.
Uma taxa de crescimento à japonesa com uma promoção da leitura Samurai.

Primeira fotografia: Display de super heróis, mangá e romances gráficos na Biblioteca Publica de Cumberland County, com o empréstimo da BD a bombar entre os teenagers.