quarta-feira, março 18, 2009

Solução Final para o Problema dos Livros sem Interesse nas Bibliotecas

Rosenheim, Baviera 12 de Dezembro de 1941. Reunião secreta do Reichssicherheitshauptamt (Serviços de Segurança) preparatória da SOLUÇÃO FINAL PARA O PROBLEMA DOS LIVROS REPETIDOS E SEM INTERESSE nas Bibliotecas Públicas do III Reich. Estão presentes o SS-Obersturmbannführer Adolf Eichmann, o SS-Reichbiliothekar Adalbert Koehne e Reichführer Heinrich Himmler, em pessoa, que tem em seu poder uma ordem expressa de Adolf Hitler.

HIMMLER – O Fuhrer deu-me ordem para que se proceda à Solução Final para o Problema dos Livros Repetidos e Sem Interesse para os Utilizadores. Nós, os SS, somos os encarregados de levar a cabo esta ordem. A si incumbe-lhe esta tarefa dura e penosa!
KOEHNE – A quem? A mim?
HIMMLER – Não idiota. A mim. Ele disse-me a mim. Estava apenas a utilizar as palavras do Fuhrer no discurso directo.
KOEHNE – Ah!
EICHMANN – Nós bem os avisámos Reichfurer. A inexistência de uma política de gestão das colecções iria conduzir ao Holocausto. Mais de 6 milhões de livros estão neste momento em mau estado. Não podemos sentir compaixão em relação eles. Se não os exterminarmos agora irão, mais tarde ou mais cedo, contaminar as restantes e grandiosas colecções alemãs. Não compete a nós sentir simpatia para com estes miseráveis livros.
HIMMLER – Exactamente mein herren! Devemos, apenas, sentir apreço pelo LIVRO ALEMÃO. Na frente de leste já desapareceram mais de 160.000 livros de folclore e gastronomia alemã. Se for necessário faremos pagar o preço desta catastrofe, com o SACRIFÍCIO DE 6 MILHÕES DE LIVROS REPETIDOS E SEM INTERESSE.
EICHMANN – Boa!
KOEHNE – Mas, mein Reichfuhrer, nem todos os livros estão em mau estado. Alguns até são muito novos. Foram editados há menos de 10 anos.
HIMMLER– Nada de sentimentalismos Adalbert! Esses livros estão há mais de 5 anos nas estantes em livre acesso sem um único check out! Nunca foram emprestados.
EICHMANN – Além do mais já começámos a construir três belos e enormes fornos para o extermínio em Sachsenausen, Buchenvald e Dachau.
KOEHNE – E as populações? O que vão dizer? Durante anos quiseram ajudar as bibliotecas doando livros repetidos e em mau estado, pensando que iríamos guardar, preservar e até restaurar para sempre. Como vão reagir quando souberem que estamos a abater os livros que ofereceram. Provavelmente vão revoltar-se.
EICHMANN – Já pensámos nisso caro Adalbert. Os livros serão transportados para Sachsenausen, Buchenvald e Dachau em comboios de contentores de gado fechados. Se ainda assim as populações desconfiarem de alguma coisa, diremos que se trata de um programa de desinfestação de vermes bibliófagos. Mas não se preocupem. Conheço a natureza humana. Ninguém vai reagir.