terça-feira, maio 12, 2009

Respostas do bibliotecário


Querida leitora,

De facto no caso vertente estamos perante um conflito de valores fundamentais da nossa profissão. Por um lado o princípio da LIBERDADE INTELECTUAL e a garantia do ACESSO À INFORMAÇÃO solicitada pelos clientes / utilizadores da biblioteca, do qual decorrem os deveres de ISENÇÃO e de PROIBIÇÃO DA CENSURA. Neste sentido a sua postura foi a correcta.

Por outro lado temos os VALORES HUMANISTAS que norteiam o MANIFESTO DA UNESCO PARA AS BIBLIOTECAS PÚBLICAS como um serviço que deve ser prestado com base na TOLERÂNCIA E IGUALDADE RACIAL. Aliás, tanto a IFLA como a UNESCO condenam com firmeza a existência de documentação que incite ao ÓDIO e à VIOLÊNCIA RACIAL na biblioteca pública, pelo que SE CONSIDERARMOS (?) as teorias negacionistas do holocausto, como materiais de incitamento à violência e ao ódio racial – temos o dever de RETIRAR ESSAS OBRAS DA COLECÇÃO.

Por último, creio que não ficaria mal o regulamento da biblioteca prever também - à luz da Declaração Universal dos Direitos do Homem e da própria Constituição da República Portuguesa - A PROIBIÇÃO DE SIMBOLOS RACISTAS, NAZIS, FASCISTAS, OU ULTRA NACIONALISTAS DENTRO DA BIBLIOTECA. Assim a questão ficaria resolvida desde o início com um convite ao cavalheiro a SAÍR DA BIBLIOTECA.

Muito obrigado pela sua colaboração e disponha sempre,