sexta-feira, março 17, 2006

Serviço de aquisições


4ª Feira dia 15 foi o último dia para entregar o IRS (Imposto de Rendimentos sobre as Pessoas Singulares). Como bom português aproveitei o último dia para o entregar o que me valeu umas magníficas três horas de bicha. Se pensam que estou a ser sarcástico com as “magníficas três horas de bicha” estão muito enganados. É a mais pura das verdades, pois essas três horas foram passadas integralmente a LER! Coisa que obviamente não consigo fazer em casa (tenho dois filhos com menos de 5 anos) e muito menos no trabalho, apesar de ser funcionário público (agora sim estou a ser sarcástico). Nessas três horas tive então oportunidade de reler dois livros com cerca de dez anos.

O primeiro foi a «Arte Suprema», por muitos considerada a primeira novela gráfica portuguesa, dos autores Rui Zink e António Jorge Gonçalves (antipáticos mas bons autores), que nos narra as “aventuras” de Idalina uma pequenina e “feínha” mulher-a-dias lisboeta, que sonha em ser bailarina, e acaba por ir parar à China (mais propriamente a Macau) na companhia de um político sem escrúpulos que se serve da nossa mulher-a-dias (uma mulher do povo) para a sua campanha eleitoral. Em Macau, a Idalina, que queria ser bailarina, acaba por tornar-se uma verdadeira especialista em tai-chi-shuan : a arte suprema. Muito humor no argumento, enquanto que graficamente pode não ser uma banda desenhada pura, mas se não o for é certamente uma narrativa gráfica que anda lá perto.

O segundo foi «Um catálogo de sonhos» do magnífico José Carlos Fernandes (o Rei da Banda Desenhada Portuguesa Contemporânea) publicado originariamente pela Pedranocharco (1995) e numa segunda edição de 2004 pela Devir. O catálogo de sonhos é na minha opinião uma espécie de “when Kafka meets Hergé!”. O Hergé vem dos personagens pois “Cláudio Remo” o personagem principal parece ser uma paródia desenhada ao Tintim e os polícias são uma espécie de Dupond e Dupont gordos (na verdade são mais do que dois e parecem ser clones uns dos outros). A ideia do Kafka vem um pouco do argumento, uma vez que os polícias conduzem uma investigação e uma perseguição que não é perceptível pelo “Cláudio Remo”, uma vez que ele é uma personagem cuja materialização física não é biológica mas que resulta dos sonhos…

Fernandes, José Carlos, 1964-
Um catálogo de sonhos / José Carlos Fernandes. – Lisboa : Devir, cop. 2004. – 2ª ed. –
[48] p.. : il., : banda desenhada
989-559-103-9

Gonçalves, António Jorge, 1964-
A arte suprema / António Jorge Gonçalves, Rui Zink. – Porto : Asa, 1997. – 252 p. : il., banda desenhada
972-41-1861-4