sexta-feira, abril 07, 2006

Empréstimo pago nas bibliotecas


Como se sabe a Directiva Comunitária 92/100/CE, que felizmente ainda não foi transposta para a lei portuguesa, impõe o empréstimo pago nas bibliotecas.
Na minha opinião. Pagar para levar livros da biblioteca é o mesmo que dizer ao estudante. Não tem dinheiro, então não estuda! Ou estuda menos. É o mesmo que dizer ao investigador com poucos recursos. Não tem meios económicos, então não investiga! Ou aos leitores das bibliotecas públicas. Não tem dinheiro, não lê! Lamento mas não tem acesso à cultura. É, parece-me, profundamente injusto e um regresso ao modelo económico ultra liberal em que os mais desfavorecidos não tinham direitos.
E pode ser também, na perspectiva daqueles cujo negócio passa pela comércio da propriedade intelectual, a “matança” da galinha dos ovos de ouro, uma vez que cortando as hipóteses de leitura aos mais desfavorecidos de hoje, cortam também os seus potenciais hábitos de leitura futuros. Não é difícil imaginar que em bibliotecas como a Bedeteca (Olivais), onde a grande percentagem de leitores são adolescentes dos bairros sociais de Chelas, Marvila e Olivais, quando lhes for cobrado o empréstimo desaparecem. Deixam de ler. Ou, hipótese mais optimista na perspectiva da leitura, assaltam a biblioteca!
Mas se querem saber mais, não deixem de ir ao «Seminário Direito de Autor» referenciado no post abaixo.