terça-feira, junho 06, 2006

O sonho americano

Imagem: Biblioteca de Salt Lake City

Apesar historicamente associados ao modelo neo-liberal de intervenção pública na economia e na sociedade, poucos países na Europa podem comparar a importância das suas bibliotecas face à importância que estas têm nos E.U.A. De facto nos E.U. a Biblioteca Pública tem um peso na sociedade único, sendo responsável por uma considerável disseminação de conhecimento pelos seus cidadãos. Com uma história de 150 anos hoje existem mais de 17.000 bibliotecas públicas com uma oferta documental superior a 760 milhões de livros e 54 milhões de CDs e DVDs. Custam anualmente ao estado federal (1%), aos estados federados e às autarquias (77%) 7,7 biliões de dólares.

Os americanos queixam-se deste “despesismo” nas bibliotecas?

Em regra não. São, na verdade, os maiores clientes, leitores e utilizadores das bibliotecas públicas em todo o mundo. São usadas massivamente, um pouco como os nossos centros comerciais. Em 2001 os norte americanos requisitaram 1,7 biliões de items (livros, CDs, DVDs, jornais, etc.). 6,5 items per capita. No mesmo ano as bibliotecas registaram 1,1 biliões de entradas. 4,3 visitas per capita.

Provavelmente gastam mais dinheiro em bibliotecas do que na Segurança Social e provavelmente não são assim tão estúpidos.
A dúvida no entanto persiste. Como é que lendo tanto votaram no Bush? Um mistério insondável.
Obrigado a todos e um abraço,