sexta-feira, outubro 20, 2006

É hoje…


Neste dia cinzento e de chuva «que inaugura o 17º Festival Internacional de BD da Amadora (FIBDA) e que terminará dia 5 de Novembro. Mais uma vez a localização do núcleo central do Festival mudou de sítio desta vez para o Fórum Luís de Camões (Brandoa).O tema central desta edição é "17 Graus Periféricos e o Resto do Mundo" e reflecte-se nas mostras de bd da América Latina, África “Negra”, Mundo Árabe e Leste Europeu, entre outras. Realce também para a mostra de Filipe Abranches (autor da imagem do evento). Ainda no que se refere a autores nacionais, o Festival apresenta uma exposição de 17 Autores Portugueses Contemporâneos e uma mostra de trabalhos de desenhadores nacionais que trabalham para o mercado norte-americano, entre outras.Poderão encontrar mais exposições pelo resto do concelho: Galeria Municipal Artur Bual, Casa Roque Gameiro, Recreios da Amadora, Estação de Metro Amadora-Este e Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem.
Os autores presentes nesta edição são: Maurício de Souza (criador da Turma da Mónica), Frank Giroud, Lucien Rollin, Jean-Claude Denis (regressa a Portugal depois do Salão Lisboa 2001), Alessandro Barbucci, Frédéric Boilet, Aurélia Aurita, Étienne Davoudeau, David Rubin, Ángel de La Calle, Tomaz Lavric, Sérgio Salma, Aleksandar Zograf (na sua terceira visita após o Salão Lisboa 2003 e a edição anterior do FIBDA), Lailson Cavalcanti, Sixto Valência, Eduardo del Rio, Roberto Goiriz, Clément Obrerie, Grof Balazs, Lorenzo Gomez, JP Stassen, Yvan Alagbé, Eric Lambé e Sid Ali Meloah».
Não faltem, pois dos grandes salões e festivais que existiam ainda há poucos anos (Lisboa, Porto e Amadora) este é o último sobrevivente.