quinta-feira, junho 14, 2007

As Bibliotecas, os livros e a leitura nas eleições autárquicas - Partido Socialista


Fotografia de Ty Fulyz

Como sabem Lisboa vai a votos, facto que aproveito para iniciar uma rubrica sobre «Que planos para as Bibliotecas Municipais de Lisboa»?

Comecemos então pelo candidato socialista, ANTÓNIO COSTA, que por mero acaso me cumprimentou hoje na rua, em plena campanha eleitoral.

Programa Eleitoral da Candidatura “Unir Lisboa” – Partido Socialista

«Serão promovidos os hábitos de leitura e a fruição cultural junto dos vários públicos através das seguintes medidas:
− Relançar, reforçar ou rever programas de leitura, oficinas de escrita criativa, etc., junto das populações escolares, de imigrantes, de idosos, na tentativa de criar comunidades de leitores, dando especial atenção aos grupos etários menos atraídos pela leitura (adolescentes e jovens adultos);
− Dinamizar edições, retomando colecções de divulgação da cidade ou iniciando novas colecções, com programas gráficos unificados em cada colecção, estabelecendo parcerias com editores e livreiros;
− Equacionar a questão da leitura pública desenvolvendo um estudo sobre a sustentabilidade dos equipamentos. Reavaliar os projectos existentes em função das necessidades da população local.
− Apoiar a requalificação da Feira do Livro, no que respeita à sua programação, comunicação e design.
− Assegurar a ligação em rede das bibliotecas escolares.
− Desenvolver projectos que visam permitir o maior acesso de todos à informação e aoconhecimento, apostando no emprego das novas tecnologias estimulando a relação dos públicos com as bibliotecas, nomeadamente através de:
- Catálogos e serviços em linha [JÁ EXISTEM DESDE 2003 aqui (?)]
- Fóruns de discussão na Internet
- Digitalização e disponibilização em linha de documentação
Formação de utilizadores, promovendo cursos de iniciação ao uso das novas tecnologias dirigidos especialmente para os info-excluídos.
− Reforçar o papel das Bibliotecas enquanto Centro de Recursos para população interessada na aprendizagem ao longo da vida.
Aquisição de documentação actualizada, reforçando as colecções bibliográficas e preenchendo lacunas existentes na documentação em suporte não-papel e outra documentação em língua estrangeira.− Reforçar o papel comunitário das bibliotecas, introduzindo serviços e produtos para outros públicos, não nacionais, tais como emigrantes e estudantes estrangeiros».