terça-feira, outubro 02, 2007

Grupos de “leitura”: mangá e animé


© Naruto / Masashi Kishimoto

A Enoch Pratt Free Library (New Orleans) tem um Clube A.M.G (animé, mangá e graphic novels ou novelas gráficas) que reúne no último sábado de cada mês na sua Biblioteca Central, biblioteca essa que tem este aspectozinho...


Segundo o seu site todos os teenagers estão convidados a participar (não têm de ser membros do clube). Os encontros duram à volta duas horas. Começam pela sessão de anime (ver o filme ou episódio) e depois os “chavalos” lancham uns snacks (que a biblioteca oferece) e falam informalmente sobre o que viram e leram. Parece-me uma ideia simpática para as nossas bibliotecas.

Este tipo de serviços “mixed” que combina grupos de leitura de mangá com sessões de anime (cinema de animação), ou muito me engano ou estão a surgir em força nas bibliotecas públicas norte americanas.

Chek it out!

P.s.: Curioso! Pareceu-me que as bibliotecas norte americanas dão nomes de escritores às suas várias salas (Poe Room) em vez de dar nomes dos escritores às bibliotecas itself como se faz por cá. Tem a vantagem de quando se fala numa biblioteca se saber logo onde fica e de que terra é. É mais “user friendly” na velha tradição americana.