quinta-feira, setembro 20, 2007

Bibliotecas Públicas atraem multidões record

Foto: David Sygall

Parece que as filas à porta da Biblioteca Pública de Denver são imensas e a multidão não está ali para o lançamento do último jogo de iPOD, nem para comprar bilhetes para um concerto. Estão à espera de entrar na Biblioteca Pública.

Segundo dados da ALA (American Library Association) 1,3 biliões (1,300.000.000.000) de pessoas entraram nas Bibliotecas Públicas Norte Americanas em 2005.

Não existem dados disponíveis para Portugal (o que é grave pois sem números não podemos provar a importância / utilidade do nosso trabalho), mas bibliotecas como a fantástica BMO (Oeiras) recebe diariamente uma média de 700 pessoas o que dará 18.000 entradas por mês ou 218.000 por ano. E a história não acaba aqui, pois Oeiras para além da Biblioteca Central conta ainda com duas excelentes bibliotecas em Carnaxide e Algés e prepara-se para abrir uma nova em Linda-A-Velha e uma exclusivamente infantil em Queijas.

Lisboa apesar de possuir uma rede composta por bibliotecas “velhinhas” e que não cumprem uma série de normas da UNESCO/IFLA para as Bibliotecas Públicas em áreas metropolitanas, ainda consegue ombrear em termos de público com o Sporting e o Benfica – os dois maiores clubes da cidade e do país juntamente com o Porto, cujos resultados começarão a ser comparados e publicados em breve…

Ver também: Denver Post de 17 de Setembro de 2007.