domingo, fevereiro 17, 2008

Serviço de aquisições: secção de lazer – adultos


Um livro polémico (assim como o filme que faz a sua adaptação) tendo sido acusado designadamente de RACISTA e XENÓFOBO pela crítica (houve inclusivamente quem acusasse Frank Miller, o autor, de ser fascista e “neo con”) retratando os persas (actualmente seriam os iranianos) de forma bastante negativa (as tropas de elite parecem-se com os Orcs do Senhor dos Anéis) e os espartanos, representantes da civilização ocidental, de forma positiva e bela. Confesso que pessoalmente e pelo livro, nunca me aperceberia disso se não tivesse sido chamado à atenção… mas que este tipo de polémica vende livros, estimula o empréstimo domiciliário e dinamiza animados debates em comunidades de leitores é inegável.


De qualquer modo a BD agradou-me. Li como se estivesse a ler uma homérica aventura passada na antiguidade e nunca faria uma associação entre PERSAS = MUÇULMANOS (que estavam a anos luz de o serem) e GREGOS = CRISTÃOS/JUDEUS (que também não o eram). Ou seja nunca me ocorreria uma eventual metáfora ao “clash of civilizations” a partir desta banda desenhada.


“300” é [como já devem ter percebido] uma banda desenhada sobre «uma das suas acções mais importantes que se deu por ocasião da invasão da Grécia pelos persas, em 481 a.C. em que Leónidas I, rei e general de Esparta, defendendo o desfiladeiro das Termópilas com 7.000 homens (apenas 300 eram espartanos) consegue repelir os ataques iniciais dos Persas. Mas Xerxes, rei dos Persas, auxiliado por um pastor local (Efialtes) que o conduziu por um caminho que contornava o desfiladeiro, acaba por cercar o exército de Leónidas….


MILLER, Frank – 300. Lisboa: Norma, 2004. ISBN: 84-96415-99-6