terça-feira, junho 20, 2006

Banda desenhada e promoção da leitura


Sabiam que em Espanha no tempo de Franco se dizia: «onde está hoje uma BD estará amanhã um LIVRO»? São formas de pensar como esta que destroem a dignidade da banda desenhada enquanto meio de expressão. Que a tornam forçosamente uma arte menor, que serve quanto muito de trampolim para ascender à arte suprema: a literatura. Mas felizmente nem todos pensam assim. Como é óbvio o livro não é uma espécie de escalão mais avançado da banda desenhada. A escrita é apenas uma forma de expressão que pode ser literária, científica ou de simples informação. E a banda desenhada também.
A diferença é que a banda desenhada tem sido esquecida, subestimada ou tratada com a mesma visão que o Generalíssimo tinha, pelas elites culturais contemporâneas. E o mesmo se passa no plano oficial com as políticas nacionais de promoção da leitura que obrigam as crianças e os jovens a ler obras para as quais não se sentem motivados. OS CLÁSSICOS! Acabam não só por falhar a promoção da leitura, como por conseguir espectacularmente a AVERSÃO TOTAL E VITALÍCIA À LITERATURA!
Mas quem escreveu muito bem este mês sobre «A importância da banda desenhada como apoio à literatura infantil e juvenil para a iniciação e fomento da leitura» foi o Jesus Castillo Vidal no site @bsysnet. Não percam!