sexta-feira, março 09, 2007

Mangá: rápida análise swot

Mangá – AMEAÇA OU OPORTUNIDADE única para promoção da leitura?

Em todo o mundo desenvolvido a leitura de mangá por adolescentes (de ambos os sexos) está a explodir. Para além do Japão (onde se continuam a vender milhões de mangas semanalmente) também nos EUA, Canadá, Inglaterra, França, Bélgica, Espanha, Itália, Alemanha, países nórdicos, etc… a mangá é uma autêntica mania.

A França, país tradicionalmente produtor de banda desenhada, tem 45% do seu mercado dominado pela BD de influência nipónica e o mesmo sucede nos EUA. Os ingleses também já se aperceberam do fenómeno e encomendaram atempadamente mangas para os seus clássicos…. Ou seja, os países mais desenvolvidos vêem cada vez mais os seus teens a adquirir hábitos de leitura através da… mangá.

E em Portugal?... No culus mundi continua a não haver grandes sinais desta explosão. As editoras lusas permanecem meio-adormecidas. Nas bancas pouco ou nada se vê. Os nossos teenagers inconscientes continuam a não ler… nada… As bibliotecas públicas não têm oferta de mangá. As escolas também não. Creio mesmo que para os teóricos do Plano Nacional de Leitura (que recomendam para os nossos adolescentes a leitura de banda desenhada demodé de meados do século passado) a palavra mangá não signifique muito mais do que um fruto tropical.

Ou muito me engano ou com um incentivo destes à leitura dos adolescentes e daqui a trinta anos seremos o país com os recursos humanos menos qualificados do mundo e sem quaisquer hábitos de leitura lúdica ou técnica.

Duomo arigatô!