domingo, agosto 02, 2009

Clube de leitura francês


Depois da Guerra da Coreia (1950-1953) ocorreu um episódio inédito na história da humanidade. A primeira adopção internacional massiva de crianças órfãs. Vítimas da guerra, mais de 200.000 crianças asiáticas e mestiças (os últimos filhos de soldados americanos e raparigas coreanas) que enchiam os orfanatos foram encaminhadas para um programa de adopção internacional maciço. E partiram com 3, 4 e 5 anos de idade para os EUA, França, Suécia, Noruega, Dinamarca, Holanda, Bélgica, etc. Esta adopção internacional, apesar do impacto positivo (ao permitir uma segunda oportunidade para milhares de crianças), não deixou de ser alvo de várias críticas. Entre elas o facto de se ter desenraizado os adoptados de forma violenta. Perderam de um momento para o outro o contacto com a língua materna, acabando por esquecê-la. Cresceram muitas vezes com o sentimento de estarem no sítio errado (out of place) e de abandono. Apesar dos inúmeros casos de sucesso na superação destes problemas a verdade é que nos países nórdicos o grupo correspondente a adoptados internacionais (entre os quais se encontram os coreanos) apresentam uma das taxas mais elevadas de suicídio, problemas mentais, crime, droga e de inadaptação social.

Jun JUNG Sik, autor belga de banda desenhada foi um destes meninos adoptados. Encontrado em 1968, com 3 anos de idade, a vaguear nos caixotes do lixo de Seul foi encaminhado por um polícia para um orfanato. Daí partiu dois anos mais tarde para a Bélgica onde foi recebido por uma família de acolhimento. O seu testemunho pessoal de desenraizamento e crescimento num país distante acaba por ser uma biografia válida para todos adoptados internacionais espalhados pelo mundo.

Um excelente livro para uma comunidade de leitores. Como não existe edição em português proponho para o clube de leitura francês.

JUNG – Coleur de peau: miel. Quadrants, 2008. I vol.