quinta-feira, novembro 02, 2006

Bibliotecas públicas em vias de extinção

Ilustração de Manu Larcenet

Em Inglaterra…

Segundo o Times online as bibliotecas públicas são um serviço cada vez menos necessário na Grã-Bretanha. O aristocrático tablóide chega mesmo a comparar as bibliotecas públicas aos banhos vitorianos, afirmando que tal como os primeiros fecharam as suas portas quando deixaram de ser necessários, nomeadamente quando as victorian ladies passaram a ter melhores condições para tomar banho em casa, também os segundos irão fechar em breve as suas portas. Assim, parece que os britânicos têm cada vez mais acesso a todo o tipo de informação, que a biblioteca tipicamente fornecia, sem precisar de sair de casa (livros, CDs, DVS, Internet), razão pela qual a frequência das bibliotecas e a taxa de empréstimos têm vindo a decair todos os anos. A esta razão eu acrescentaria ainda a institucionalização do EMPRÉSTIMO PAGO na Grã-Bretanha (coisa que o Times esqueceu) como motivo adicional.

Em Portugal…

De qualquer forma isto não me preocupa muito, pois duvido que em Portugal a grande maioria das pessoas tenha acesso a mais informação (livros, CDs, DVDs, Internet) em casa do que nas bibliotecas. Na verdade estamos demasiado ocupados a pagar a dívida das nossas casas ao banco. Sobra-nos, pois, pouco tempo para mandar vir recursos informativos e culturais via Internet. E por outro lado também me parece que as boas bibliotecas ainda vão oferecendo melhores condições de conforto (sofás, mesas, iluminação, luz, temperatura ambiente) do que as nossas casinhas frias, húmidas e por mobilar.

É caso para dizer, e em nome do sacro-santo vínculo laboral: «HURRA!... Ainda bem que somos sub desenvolvidos».
Alias, pensando melhor, creio mesmo que os banhos vitorianos possam constituir ainda uma excelente oportunidade de negócio em Portugal, tendo em conta a quantidade de pessoas a quem os Serviços de Água e Saneamento já cortaram o respectivo fornecimento…