quarta-feira, novembro 19, 2008

Serviço de aquisições


História clássica de piratas com todos os ingredientes, designadamente: Caraíbas, Século XVIII, azul, ilhas, tesouros escondidos, furacões e tempestades, Jamaica, enforcamentos, batalhas sangrentas, traições, assassinatos, rum, jigas e belos desenhos de Hermann Humpen. Uma leitura simpática para tardes de domingo caseiras (chuva lá fora). Não aconselhável a clubes de leitura. O argumento (pelo menos para já – 1º volume) não dá muito para falar… nem para escrever.

Público-alvo – adultos, jovens adultos e (talvez)... alguns adolescentes.

HERMANN; YVES, H. – O diabo dos sete mares. Lisboa: Vitamina BD, 2008. ISBN: 978-989-8062-23-9

Leve-o para casa através do empréstimo domiciliário em qualquer biblioteca perto de si.

domingo, novembro 16, 2008

English reading groups in portuguese public libraries, NOW!


Todos sabemos que não existem muitos romances gráficos em língua portuguesa e que, por esse motivo, é difícil constituir clubes de leitura à volta da BD e das Graphic Novels nas nossas majestosas bibliotecas. Contudo, será que podemos (na perspectiva do gestor optimista) transformar este problema numa oportunidade? Sim, podemos. Basta "copiar" os modelos de clubes de leitura em línguas estrangeiras (português, inglês, italiano e francês) das nossas vizinhas bibliotecas espanholas e aplicar à nossa realidade. Clubes em que se pode juntar a aprendizagem informal de línguas estrangeiras, a promoção da leitura em geral e no caso a promoção de leitura (e quebra de preconceitos…) de romances gráficos e banda desenhada.

E lembrei-me de tudo isto apenas porque li há pouco o fantástico “Chicken with plums” da iraniana Marjane Satrapi, um livro extraordinário que relata os últimos oito dias de vida do músico Nasser Ali (tio avô da autora) que um dia (ao verificar que não gostava da mulher, que tinha um bando de filhos parvos e que a sua cítara quebrada não tinha concerto) decidiu, simplesmente, morrer. Deitou-se na cama, renunciou à comida, à becida e esperou pacientemente que a vida se extinguisse… Excelente.