domingo, maio 30, 2010

Breaking news!


Bibliotecário PARTICULARMENTE FEIO e com um SORRISO NÉSCIO mergulha nas águas calmas de Sesimbra e provoca nova CATÁSTROFE AMBIENTAL.

E que tem esta notícia a ver com as nossas bibliotecas, pergunta o incrédulo leitor deste blogue? Pois não sei, mas se quiserem podem sempre catalogá-la.

Abraços,

terça-feira, maio 11, 2010

Sub-processo de aquisições

Um litro de lágrimas é uma mangá baseada na adaptação de um diário dramático escrito por Aya Kito e que foi publicado um pouco antes da sua morte. Trata-se de uma história real baseada na sua curta vida. Quando aos 15 anos lhe foi diagnosticada uma doença degenerativa incurável a degeneração espinocerebelar (uma doença que não afecta a memória nem a mente mas que aos poucos vai incapacitando a pessoa de andar, falar, escrever e comer) o médico sugeriu a Aya que escrevesse um diário e ela assim o fez. Escreveu todos os dias até não conseguir segurar mais na caneta.

KITO, Aya – Um litro de lágrimas. São Paulo: New Pop, 2009. ISBN: 978-85-60647-29-3.

sábado, maio 01, 2010

Extra! Extra! A e-banda desenhada chegou ao iPAD


Depois dos japoneses surgem os norte-americanos da Marvel e os franceses da Glénat com a publicação de bandas desenhadas electrónicas para o iPAD e iPHONE. Em França a polémica estalou mesmo com os autores a contestarem a edição digital, sobretudo porque perdem dinheiro de royalties. É que, com a edição normal cobram 8% a 10% sobre um preço médio de 13€ por exemplar, enquanto na edição digital cobram os mesmos 8% a 10% sobre um preço médio de 4€ por e-comic. Ou seja, ficam a ganhar menos. Resta saber quando as bibliotecas públicas farão downloads lícitos de bandas desenhadas digitais, por períodos de 15 dias, aos seus magníficos e intrépidos leitores.
Saiba tudo,
aqui e aqui

Querido diário