quarta-feira, novembro 28, 2007

Campeonato Nacional de Futebol contra as Bibliotecas


© David Goldin

Público no Estádio da Luz, Alvalade e Bibliotecas Municipais de Lisboa em Outubro de 2007

1º Bibliotecas Municipais de Lisboa (BML) – 65.370
2º Estádio da Luz (SLB) – 35.379
3º Estádio de Alvalade (SCP) – 24.491

Olé, olé e quem não salta é iletrado!...
Olé, olé e quem não salta é iletrado!...

Reading promotion breaking news!

Boom no empréstimo domiciliário nas Bibliotecas Municipais de Lisboa:

2005 – 136.247
2006 – 140.291
2007 – 158.702 (estimativa)

Isto, senhoras e senhores, é promoção da leitura… This is reading promotion in the way of the samurai!... The librarian samurai! はい


© Goseki Kojima, Kazuo Koike

sexta-feira, novembro 23, 2007

Pena não haver em português

O abominável Super Músculo Man e o seu servil assistente Doutor Krok semeiam o terror no universo convertendo todas as crianças em zombies obedientes. Contudo o pirata inter galáctico “Espada Amarela” acompanhado pelos seus sobrinhos, pequeno Lulu e a Sardinha Espacial, cruzam o universo para sabotar os seus planos diabólicos …

SFARR, Joann; GUIBERT, Emmanuel – Sardine de l’espace, 1. Paris: Dargaud, 2007. ISBN: 978-2-205-06011-9

quinta-feira, novembro 22, 2007

Serviço de aquisições


É uma das poucas bêdês portuguesas de 2007. Trezentas e vinte oito páginas (pranchas) que se lêem em “warp speed”. Não que a história seja ao estilo fast-food, mas algumas páginas contêm apenas uma vinheta (ilustração) e texto curto. O livro conta-nos a história de Nuno, um menino bem, que parte para o Japão numa viagem espiritual (?) e acaba por se perder. Bom, na verdade perde-se com Yukio uma espécie de junkie local e Rei uma estranha rapariga que não se percebe bem o que é?!... Perde-se e não regressa nem dá notícias à mãe, uma mulher poderosa e influente no meio político português. A mãe resolve ir então ao Japão em busca do filho e contrata Tano, o mestre de karaté para a acompanhar. Tano é um japonês com sensibilidade poética que não gosta de karaté e queria ser dono de um restaurante sushi. Isto promete!... Bom! E se a história já vos parece confusa, então preparem-se porque daqui para a frente ainda é pior (nem eu percebi?!... mas eu também não sou grande exemplo)

Arrumação:
Sala de adultos. Disposição em display (pilha de exemplares repetidos) para dar gás ao empréstimo domiciliário.

GONÇALVES, António Jorge; ZINK, Rui – Rei. Porto: Asa, 2007. ISBN: 978-972-41-5287-5


Boas leituras!

terça-feira, novembro 13, 2007

Kura-Arak!

© Luís Henrques e José Feitor

A pequena Biblioteca de Kura-Arak, situada no vale de Bazarduzu, tem por missão recolher, catalogar, indexar, classificar, preservar e difundir… toda a informação impressa que é processada no Universo. Para tal conta com uma fabulosa equipa de setecentos e trinta técnicos prontos a receber todos os dias os dois únicos utilizadores inscritos. O afável Ordubad e o seu porquinho Julfa.

Para dar resposta a esta missão ciclópica a biblioteca dispõe de um generoso orçamento concedido pela tutela de trinta gobliks anuais (equivalente a três euros e cinquenta cêntimos) e conta ainda com disponibilidade de um vasto armazém de oitocentos e vinte milímetros que se encontra, lamentavelmente, em ruínas.

Biblioteca Nacional de França e Google Book Search querem contratar Paulo Portas

As maiores Bibliotecas Digitais do mundo estão a assediar o antigo Ministro da Defesa de Portugal com propostas milionárias para liderar os seus projectos ambiciosos no domínio da digitalização do Imenso Património Bibliográfico Universal.

«Ô seu desempenhô é absolutamenté avassaladorr. Ele é capaz digitalizarr mais de sessenta mil documentôs porr horra. Com essa marrcá podiamus ultrapassarr rapidamente os malditôs amerricânos e liderrar, outra vez, o conhecimento e a culturra no monde» disse Jacqueline Coulturelle, directora do Projecto Gallica (Biblioteca Nacional de França Digital) ao Anarquista.

«He is absolutely great! Conseguiu ultrapassar todos os barreiras legais que nos estão sempre fucking us up! Copyright Laws and Private Matters não são problema para este admirável mister. Com ele conseguíamos “kick some asses” no Organização Mundial do Propriedade Intelectual e ainda por cima mandávamos o factura para Portugal. Já pedimos o seu número de telephone ao Donald Rumsfeld We need that man!», disse emocionado Jack Scanning, CEO do Google Book Search, em entrevista exclusiva ao Anarquista.

Fonte

domingo, novembro 11, 2007

«O empréstimo inter bibliotecas pan galáctico é fantástico, Marvin!...»


«Já viste, man!... Com apenas 9.432 vouchers da GAFLA (Galactical Federation of Library Associations), requisitámos o “Ordo Secretum Massonicus Bibliethecariae”, o “Codex Magicum Catalogum Malignus” e a “Grande Antologia Poética e Outros Gagarejos na Banheira” de Gruntus o Flatulentus», disse extasiado Zaphod Beblerox, presidente da Galáxia, ao seu pequeno robot maníaco-depressivo, depois de terem chegado os Códices Estrelares da Grande Biblioteca Vogon em Alfa Centauri.
Convidados Especiais: Douglas Adams, James Turner e Espréstimo Interbibliotecas Internacional.

sexta-feira, novembro 09, 2007

Avaliação do desempenho na Biblioteca de Alexandria

Alexandria, Outubro de 267 a.C.,

Ptolomeu I, o big boss, já anunciou que o MUNICÍPIO DE ALEXANDRIA ESTÁ TESO e que para 266 a.C, não deve haver muito dinheiro para grandes aquisições, mas isso não impede Demetrius de Falareus, o bibliotecário, de estar muito satisfeito com os indicadores de desempenho referentes ao mês de Outubro, uma vez que a Grande Biblioteca Central bateu todos os recordes.

“Só este mês entraram mais de 10.095 utilizadores, sem contar com os Gregos, Troianos e Cartagineses que são muito barulhentos e só vêm aqui para arranjar problemas. Em termos de EMPRÉSTIMO DOMICILIÁRIO, podemos afirmar com segurança que, emprestámos mais de 4.172 TÁBUAS DE ARGILA apenas na Grande Biblioteca Central, o que constitui um novo RECORD».

Mais disse que, para melhorar os níveis de desempenho reduziram a “SECÇÃO DOS PEQUENOS ESCRIBAS” [infanto-juvevil] em um terço, pois a população Alexandrina está bastante envelhecida. Na sua opinião, “Nut, a deusa da maternidade, tem enviado injustamente as crianças e jovens casais para a zona suburbana da cidade, na margem sul do Nilo”, lamentou Demetrius, pelo que em compensação “aumentámos o espaço para os periódicos (mais do agrado dos escribas anciãos, que constituem agora o grosso da população), bem como o espaço para as novas tecnologias, onde acrescentámos mais 9 POSTOS DE ACESSO AOS INOVADORES ROLOS DE PAPIRO, uma vez que as TIC, para além de trazerem pessoas à biblioteca, são uma competência cada vez mais exigida pela sociedade dos nossos dias”.
Demetrius, o bibliotecário, indicou ainda ao anarquista (o primeiro bibliotecário “TIME TRAVELER” da humanidade) que os ROLOS DE PAPIRO DE AUTO AJUDA são uns autênticos BEST SELLERS e são também, curiosamente, muito populares entre os leitores Vikings. “Têm a mania que são uns grandes machos, mas aqui dentro é que vemos o que valem!”, disse em tom jocoso.

“Apenas lamentamos que, de vez em quando, a BIBLIOTECA TENHA DE FECHAR PARA SERVIR DE SARCÓFAGO (durante duas luas), de cada vez que um escriba mais importante "bate a bota", pois fechamos ao público e não cumprimos a nossa missão”, disse Demetrius para finalizar, em jeito de lamento.

O.k. amigo Demetrius. Muito obrigado e fica registada toda a informação que disponibilizou. Um bom fim-de-semana e que Osíris vos acompanhe.

Um abraço desde Lisboa 2007 d.C. onde, de facto, não existe comparação possível.
O Bibliotecário Anarquista,