terça-feira, dezembro 29, 2009

Querido diário,

Hoje comprei um novo MANUAL sobre GESTÃO DE COLECÇÕES em bibliotecas públicas...

Juntamente com “Farenheit 451”, este é o melhor manual de sempre. Possui todas as ferramentas de apoio ao bibliotecário na sua nobre função de ABATE DE ESPÉCIES. Desde os saudosos métodos de Nero (Imperador Romano do séc. I d.c.) aos actuais critérios MUSTI (Misleading, Ugly, Supereseded, Trivial, Irrelevant, Elsewhere), está lá tudo.
Boa leitura e sobretudo uma BOA DESTRUIÇÃO DE LIVROS EM 2010, são os votos do vosso anarquista de meia tigela. SALUT!

terça-feira, dezembro 22, 2009


sábado, dezembro 19, 2009

O leitor monoplista



Ilustração de Pedro Brito

Hoje fui à Casa da BD, no Mercado da Feira da Ladra, com o objectivo de oferecer ao Filipe algumas mangás do Naruto, a título de prémio pelo bom desempenho na escola.

Filipe – Sabes Adalberto, nós temos um segredo.
Adalberto – Um segredo?
F – Sim, um segredo. Só nós é que sabemos onde se compram livros do Naruto em português.
A – Só nós? Porquê só nós?
F - Porque os meus colegas querem todos saber onde se compra e eu não digo. Eles perguntam, perguntam, perguntam e eu NÃO DIGO NADA!
A – QUEREM COMPRAR E TU NÃO DIZES NADA! PORQUÊ FILIPE?
F – Porque se eu disser eles vêm cá comprar tudo e eu fico sem nenhum livro.
A – Mas isso é absurdo Filipe. Se a loja vender tudo manda vir mais. E, por outro lado, se formos os únicos clientes da loja “ela” não ganha dinheiro suficiente e acaba por ter de fechar. E assim é que ficas mesmo sem Naruto nenhum. Quem tudo quer tudo perde!
F – Hum… JÁ SEI! E se viermos à loja TODOS OS DIAS?

quinta-feira, dezembro 17, 2009

Querido diário. Este é o meu BOOKMOBILE preferido.




Sim. Tenho perfeita consciência que com este post irei finalmente perder os poucos amigos que me restam e enfrentar uma terrível fatwa lançada pelo Nuno Marçal, o meu venerável papa-léguas.

quarta-feira, dezembro 16, 2009

Livro parvo da semana


Mais um título fascinante que nos abre horizontes para a existência de outras actividades na CASA DE BANHO além da LEITURA.

Tecno Kids

sexta-feira, dezembro 11, 2009

Novidades editoriais

JODOROWSKY; CHAREST; JANJETOY - As armas do Metabarão. Lisboa: Vitamina BD, 2009.

Novidades editoriais

JODOROWSKY; LADRÖNN - O incal final. Lisboa: Vitamina BD, 2009.
1º vol.: Os quatro John Difool

Novidades editoriais - juvenil



TOFIELD, Simon - O gato do Simon. [S.l.]: Objectiva, 2009. ISBN: 978-9896720018

LIVROS PARVOS


Mestres judeus de xadrez em selos?... Será que existe um volume especial sobre os sefarditas?... Porque é que ponho sempre três pontos a seguir ao ponto de interrogação?...

O meu fluxograma



Adaptado do site Lisnews

quarta-feira, dezembro 09, 2009

Cada vez mais portugueses vão “à terra” abastecer-se de… livros

Biblioteca Municipal da Guarda, fotografia cedida gentilmente pelo Google.

Depois descobrirem a qualidade superior dos equipamentos culturais e das bibliotecas na província, são cada vez mais os portugueses que optam por deslocar-se “à terra”, ao fim-de-semana e nas férias, guarnecendo-se de livros para consumirem ao longo do mês.

- “Eu já vinha à terra buscar couves, batatas e vinho a granel, mas agora trago também uma mala só com livros lá para casa”, disse ao BA Carlos Silva, natural da Lajeosa do Mondego e residente na Pontinha. “Estes são muito melhores que os livros do hipermercado” retorquiu. “São puros, não têm químicos e são de graça”

Sub processo de aquisições: mangá importada do Brasil


Livro de ficção baseado em acontecimentos reais que ocorreram no Japão entre 1649 e 1650. Yagyu Jubei é um espadachim lendário. Sobre a sua figura ainda hoje se escrevem muitos livros e programas para televisão. O verdadeiro Jubei foi um mestre de artes marciais leal ao Clã Tokugawa que governou o Japão entre 1603-1867 (período Edo ou Tokugawa) e nestes anos (1649/50) o clã teve de lutar pelo poder contra o retirado imperador Minoo Tennou (Mizunoo Tennou, 1596-1680), sendo este o enredo do livro. Jubei é filho de Yagyu Munenori, mestre instrutor de espadas e lider de uma organização secreta (hoje poderiam ser serviços secretos) que apoia o clã Tokugawa e irmão mais velho de Rokumaru (Senhor Rokumaru), personagem real que tem papel decisivo na história.

TANIGUCHI, Jiro; FURUYAMA, Kan – O livro do vento: os manuscritos secretos da família Yagiu. – São Paulo: Panini, 2006.

terça-feira, dezembro 01, 2009

Sub processo de aquisições: books in english

Numa bela manhã Hiroshi Nakahara, um viajante de negócios, embarca por engano no comboio expresso que o conduz à sua cidade natal. Ao chegar, meio perplexo, acaba por se dirigir ao cemitério para visitar o túmulo de sua mãe, sendo inexplicavelmente transportado no tempo para a sua adolescência. Tal como no filme o “Feitiço do Tempo” de Harold Ramis, Hiroshi encontra-se preso no tempo. Não no mesmo dia consecutivamente como Bill Murray, mas de regresso a 1963 (34 anos antes), ano em que tem 14 anos, mas agora com maturidade adulta e conhecimento dos acontecimentos que se irão suceder como o misterioso desaparecimento de seu pai, que irá tentar evitar.

TANIGUSHI, Jiro – A distant neighborhood. 2 vol. [S.l.]: Ponent Mon, 2009.

Sub processo de aquisições: mangá importada do Brasil


Do mesmo autor de “Lobo Solitário” e “Crying Freeman” (Kazuo Koike), Yuki conta a história de vingança de uma jovem adolescente que nasceu com o objectivo de vingar o assassinato de sua família. No Japão esta série foi adaptada para o cinema e no ocidente acabou por inspirar Quentin Tarantino em “Kill Bill”.

KOIKE, Kazuo; KAMIMURA, Kazuo – Yuki. 6 vol. São Paulo: Conrad, 2006.

Sub processo aquisições: books in english

Autobiografia em que a autora expõe os traumas de sua infância e adolescência confrontada com a descoberta da sua sexualidade gay e com a difícil relação com o pai, Bruce Bechdel, professor de inglês, severo disciplinador, meticuloso jardineiro e carpinteiro e, sobretudo, homossexual não assumido.

BECHDEL, Alison – Fun home: a family tragicomic. [S.l.]: Houghton Mifflin Harcourt, 2009. ISBN: 978-0618477944