domingo, abril 26, 2009

Serviço de aquisições

«Este álbum é o primeiro de uma série prevista de quatro, que abrangerá o período compreendido entre 1914 e 1940. O fio condutor é a história da personagem que dá o nome á série: Mattéo, um jovem de 20 anos, antimilitarista, filho de um anarquista espanhol, que vive exilado em França com a sua mãe, e que por força do destino participará nos principais conflitos do século XX, desde da Primeira Grande Guerra até à Segunda, passando pela Revolução Russa e ainda pela Guerra Civil Espanhola». In: Notas Bedéfilas

Uma BD para ascender ao TOP das Bibliotecas. Sala de leitura – Adultos

GIBRAT, Jean Pierre – Mattéo. Vitamina BD, 2009.

Serviço de aquisições


A história segue o percurso de Kobi Franco um jovem taxista israelita que partilha o carro com os seus tios, pessoas com quem vive. Kobi perdeu a relação e qualquer contacto com o pai, Gabriel, que não vê há anos. Praticamente desde a altura em que o pai deixou a família. Contudo, esta situação está prestes a inverter-se pois a jovem Numi anda à procura do namorado recentemente desaparecido que não é nem mais nem menos que Gabriel, o pai de Kobi. Procura então Kobi e pede-lhe auxílio para identificar o pai numa morgue como possível vítima de um ataque bombista.

Assim começa um clássico triângulo pessoal, num surpreendente romance gráfico que não irá defraudar as expectativas do leitor.
Sugestão: o tema do livro ao abordar o dia dia em Israel torna-o também interessante para um clube de leitura. Como não existe edição em Português poderá ser utilizado num english reading group, se é que isto existe nas bibliotecas portuguesas.

MODAN, Rutu – Exit wounds. Drawn and Quarterly, 2008. ISBN: 978-1897299838

sábado, abril 25, 2009

Rúbrica «Os meus heróis»

PLATÃO DE ATENAS (428 – 347 a.C)
Sim! ATÉ PLATÃO QUEIMOU LIVROS. Na verdade suspeita-se que terá ACABADO COM TODOS OS TRATADOS de Demócrito. Outra suspeita recai também sobre ele, durante a juventude, nomeadamente ter QUEIMADO INÚMEROS POEMAS de Sócrates, depois de o ter conhecido num debate no Teatro Dionísio. Apesar de todos os indícios apontarem a culpa para a sua pessoa o processo contra ele acabou inconclusivo e arquivado, pelo que se suspeita que o mesmo terá sido entregue a uma EQUIPA DE MAGISTRADOS ORIUNDOS DA LUSITÂNIA.
Fonte,
BAÈZ, Fernando – História universal da destruição dos livros. Lisboa: Texto Editores, 2009.

Rúbrica «Os meus heróis»

PITODORO (Atenas, séc. V a.C)

CONFISCOU E QUEIMOU INÚMEROS LIVROS a Prótagoras de Abdera, um sofista famoso que, acusado de ateísmo, acabou por fugir de Atenas.
Fonte,
BAÈZ, Fernando – História universal da destruição dos livros. Lisboa: Texto Editores, 2009.

Rúbrica «Os meus heróis»

AKHENATON ou AMEN-HOTEP IV (Egipto, séc. XIII a.C)

Notável pirómano e Grande Faraó da 18ª dinastia egípcia. Numa tentativa de retirar o poder aos sacerdotes instituiu o monoteísmo. Como bom beato monoteísta foi um dos PRIMEIROS A QUEIMAR LIVROS, que na altura eram designados por "ESSES MALDITOS ROLOS DE PAPIRO". Segundo o historiador A. Weigall, Akhenaton lançou inúmeros textos sagrados às chamas. Fórmulas, duendes, espectros, espíritos, monstros e demiurgos foram implacavelmente consumidos pelo fogo. O próprio Osíris (o julgador dos mortos e um dos mais mediáticos deuses Egipto) juntamente a sua corte foram reduzidos a cinzas.
Fonte,
BAÈZ, Fernando – História universal da destruição dos livros. Lisboa: Texto Editores, 2009.

sexta-feira, abril 24, 2009

Crise? Qual crise! O EMPRÉSTIMO DE BANDA DESENHADA CONTÍNUA EM ALTA nas BLX

No passado mês de Março registou-se um NOVO MÁXIMO HISTÓRICO NO EMPRÉSTIMO DOMICILIÁRIO DE BANDA DESENHADA com a cifra DE 526 CHECK OUTS nas Bibliotecas de Lisboa. Número que corresponde a 3% do total de empréstimos da rede. A maior percentagem de sempre.
De destacar o EXCELENTE DESEMPENHO DA MANGÁ, que no primeiro trimestre de 2008 detinha uma cota de mercado (leia-se percentagem de empréstimos domiciliários) inferior a 1% do total da BD emprestada, dispondo agora de uma cota de 16% com 84 exemplares emprestados, apenas no mês de Março.

De entre as bibliotecas da rede a maior taxa de crescimento no empréstimo foi registada na BMC (Biblioteca Municipal Central) e Biblioteca Orlando Ribeiro que de uma média mensal de 13 e 19 empréstimos de banda desenhada “galgaram” para 46 e 52 empréstimos respectivamente. Um assinalável crescimento de 350% e 270%.
Uma taxa de crescimento à japonesa com uma promoção da leitura Samurai.

Primeira fotografia: Display de super heróis, mangá e romances gráficos na Biblioteca Publica de Cumberland County, com o empréstimo da BD a bombar entre os teenagers.

quinta-feira, abril 23, 2009

Feliz Dia do Livro…


Ilustração de Carolyn Alexander

e um MISERÁVEL DIA DO DIREITO DE AUTOR, são os votos do vosso anarquista de meia tigela.

quarta-feira, abril 15, 2009

Boas bibliotecas para elevar o moral da comunidade

Ilustração: Rui Vitorino Santos

Conselho Municipal – Dinheiro para a biblioteca? O que isso vai adiantar? Precisamos é de empregos, não de livros.

Bibliotecária – Mas a biblioteca não é um armazém. É um centro comunitário vital. Temos recursos de orientação profissional, salas de reuniões, formação, computadores (…) Estradas novas e rotundas são muito importantes, mas não levantam o moral da comunidade. Pelo menos não tanto como uma BOA BIBLIOTECA. Quente, simpática, acolhedora. Não seria óptimo para a comunidade termos uma biblioteca de que pudéssemos orgulhar-nos?
In:

MYRON, Vicky – Dewey: o gato que comoveu o mundo. Caderno, 2008. ISBN: 978-989-23-0173-0

quarta-feira, abril 08, 2009

eh… eh… eh… só para avisar que o bibliotecáriozinho imperialista da treta se enganou na data do post aí em baixo… eh… eh… eh…