quinta-feira, junho 25, 2009

Saiba tudo aqui.

Ilustração de Winston Smith

quinta-feira, junho 18, 2009

Serviço de aquisições


Um romance gráfico e três histórias intercaladas. A primeira é a narrativa principal que descreve a biografia de Ji-Wang, um miúdo filho de imigrantes chineses com algumas dificuldades de adaptação ao liceu. A segunda é uma lenda tradicional chinesa. A lenda do rei macaco, que vai intercalando a narrativa principal, juntamente com a terceira história que acaba por ser uma alegoria à primeira. Nesta terceira história estamos perante um rapaz perfeitamente americano, Danny, que é atormentado anualmente pela visita de um primo chinês muito irritante, primo este que representa um concentrado de todos os estereótipos chineses, desde o cabelo comprido com uma longa trança atrás, roupas tradicionais chinesas, pele amarela, o maxilar superior para fora e um sotaque chinês cerrado.

Prémio: ALA [American Library Association] Best Books for Young Adults, 2007.

YANG, Gene Lueng – American born chinese. First Second, 2006. ISBN: 978-1596431522.

Edição em língua portuguesa (Brasil)

YANG, Gene Lueng – Chinês americano. Quadrinhos na Cia, 2009. ISBN: 978-8535914498.

Edição brasileira à venda na Casa da BD em Lisboa.

Arte Pública

Não! Não se trata da última instalação Giorgio Z. Neubautten na Seattle Public Library. São apenas os livros do depósito legal que o senhor Gaspar pôs a secar no SATT (Serviço de Aquisições e Tratamento Técnico da Câmara Municipal de Lisboa), por terem apanhado uma inundação na Biblioteca Nacional.

Ao que parece o Senhor Gaspar recebeu, entretanto, duas chamadas do director do MoMA (Museum of Modern Art) , um fax do Guggenheim Bilbao e cinco e-mails de Serralves.

segunda-feira, junho 15, 2009

Nova tecnologia e apoio técnico de excelência

Diversidades humanas

Ilustração de José Feitor in: Raças Humanas [Fanzine]

18.736… ERA o número de imigrantes residentes no concelho de Lisboa segundo o CENSUS DE 2001. Hoje são seguramente mais (ao contrário da raça lusitana cuja presença tende a diminuir na capital). Em relação ao concelho não existem mais dados demográficos actualizados, de qualquer forma no distrito de Lisboa as nacionalidades mais representativas são, por ordem decrescente: Cabo Verde, Brasil, Angola, Guiné-Bissau, Espanha, São Tomé e Príncipe, Ucrânia e Roménia. Surpreende-me a ausência da Índia e da China neste top.

terça-feira, junho 09, 2009

segunda-feira, junho 08, 2009



In: POOR PEOPLE AND LIBRARY SERVICES. Ed. by Karen M. Venturella. Jefferson: McFarland, 1998.
In: POOR PEOPLE AND LIBRARY SERVICES. Ed. by Karen M. Venturella. Jefferson: McFarland, 1998.

quarta-feira, junho 03, 2009

Born to be wild


Depois das grandes concentrações motards de Faro e Jerez de la Frontera surge na Batalha a mãe de todas as concentrações. O 1º ENCONTRO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS ITINERANTES.

O evento irá decorrer entre 12 e 14 de Junho, sendo esperada uma afluência de mais de 40.000 hell’s angels das bibliotecas. Conta ainda com espectáculos variados, concertos, ACROBACIAS radicais de bibliobus (com os idosos no interior a ler periódicos), TATUAGENS e o tradicional concurso MISS BIBLIOTECÁRIA T-SHIRT MOLHADA.
O recinto, montado na Praça Mouzinho de Albuquerque, inclui também um palco, zonas de acampamento, bares, tenda VIP, 210 casas de banho amovíveis, 100 duches e um hospital de campanha para algumas overdoses esperadas de bibliotecários mais radicais.