sábado, janeiro 30, 2010

Sub-processo aquisições


Do mesmo criador de «Maus» ( Art Spiegelman é único autor de banda desenhada que ganhou um prémio Pulizer) «À sombra das torres ausentes» é uma magnifica obra gráfica focalizada nos acontecimentos de 11 de Setembro de 2001, pelo autor/artista que vive em “Downtown Manhattan” , ou seja perto das torres. O livro começa por narrar a forma como Spiegelman viveu os acontecimentos – o impacto, as explosões, os esforços para localizar a filha que estudava numa escola ao lado das torres, num estilo narrativo com humor mórbido e existencial («não sei si chegarei a viver tempo suficiente para que os cigarros me matem»).Para além do mais o livro consegue ser ainda um manifesto anti-bush, um manual sobre a história da banda desenhada norte-americana no início do século XX (incrível como Spiegelman consegue entrelaçar assuntos aparentemente sem qualquer ligação) e um luxuoso e sobre-dimensionado objecto de design com páginas grossas, cartonadas e abertura na vertical.

Em português:
SPIEGELMAN, Art – À sombra das torres ausentes. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. ISBN: 978-8535905212

Em inglês:
SPIEGELMAN, Art – In the shadow of no towers. Pantheon, 2004. ISBN: 978-0375423079

sexta-feira, janeiro 29, 2010

Breaking news


O bibliotecário anarquista orgulha-se de ser o único blogue na área das ciências da informação que não tem qualquer espécie de informação sobre o tão famigerado iPAD.

Por hoje é tudo, bom fim-de-semana.

Novidades editoriais

«A Herança de Bois-Maury leva-nos neste novo álbum até terras da Rússia, acompanhando um exército de guerreiros polacos e cossacos na sua marcha para tentar depor czar Godunov. O grande mestre da BD franco-belga, Hermann, continua em grande forma, apresentado mais um álbum arrebatador e obrigatório». In: Centralcomics

HERMANN – Vassya. Lisboa: Vitamina BD, 2009. (A herança de Bois-Maury, 3). ISBN: 978-9898062321

Novidades editoriais

«A teoria da desarrumação natural da espécie, em casas onde as crianças ultrapassam, em número, os adultos, explicada à melhor maneira dos MacPhersons». In: Centralcomics

KIRKMAN, Rick; SCOT, Jerry – A desordem natural das coisas. Bizâncio, 2010. (Baby blues, 21). ISBN: 978-9725304402

quinta-feira, janeiro 28, 2010

Novidades editoriais

Galardoada em Itália com o prémio Bologna Ragazzi, Palhaço é «uma série de bonecos velhos (ultrapassados pela tecnologia?) que são deitados ao lixo na sequência de uma arrumação […]. Entre eles está um palhaço que – numa bela e maravilhosa efabulação – ganha vida e parte em busca de uma nova dona». In: As Leituras do Pedro

BLAKE, Quentin – Palhaço. Lisboa: Caminho, 2009. ISBN: 978-9722120609

quarta-feira, janeiro 27, 2010

Novidades editoriais (brasil)

«O livro conta a história de Jason, um puto reguila que passa a vida a aprontar patifarias. Contudo ele tem um bom motivo: as pessoas que dizem ser seus pais são apenas actores contratados e o seu mundo não é o que parece ser. Os seus pesadelos parecem querer roubar a sua alma... mas no fundo tudo o que ele quer é fumar um cigarro!» In: UniversoHQ.


MILLER, Frank ; BISLEY, Simon - Badboy. São Paulo: Devir, 2010.

Novidades editoriais (brasil)

«A Novatec Editora acaba de lançar no Brasil o Guia Mangá de Estatística, uma obra em banda desenhada que pretende auxiliar os estudantes a dominar uma das disciplinas menos agradáveis para os pouco propensos à matemática [problema inexistente em portugal]. Através dos personagens Yamamoto e Luya, respectivamente professor e aluna, o leitor aprenderá a "calcular a média, a mediana e o desvio-padrão; representar os preços de diversos tipos de lámen [deliciosa massa nipónica] num histograma; calcular o coeficiente de Cramer para determinar como os rapazes e as raparigas preferem ser convidados para sair; aprender como o valor-padrão é usado para ajustar as notas dos exames quando os professores qualificam utilizando uma "curva de desempenho" e outros tópicos». In: UniversoHQ
TAKAMASHI, Shen ; INOUE, Iroa - Guia mangá de estatística. [S.l.] : Novatec, 2010.

Novidades editoriais (brasil)

«Durante séculos, as Fábulas vigiaram os portais entre nosso mundo terreno e sua terra mágica perdida, sempre em busca de qualquer indício de invasão ou da chegada de novos fugitivos. Agora, após décadas de calma, parece que alguém finalmente escapou à opressão do adversário e chegou em busca de protecção. Contudo, aparentemente, esse novo visitante não vem sozinho e o que ele traz pode causar a destruição total da Cidade das Fábulas». In: UniversoHQ

WILLINGHAM, Bill ; BUCKINGHAM, Mark - Fábulas. São Paulo: Panini, 2009.

Novidades editoriais

Na sequência da trilogia Warcraft: Poço do Sol, saiu agora o 2º volume da série de mangá (ou manwá - a mangá da Coreia do Sul) Warcraft Legends.

KNAAK, [et al.] - Warcraft. Legends, vol. 2. Porto: Asa, 2009

Novidades editoriais

«Para escapar e se vingar, Isa escolheu o exílio. Passageira do vento nas rotas oceânicas, passou por guerras, conheceu prisões e descobriu o horror do tráfico negreiro que assegurava o enriquecimento da América e das Antilhas.Marcada para sempre por todas essas experiências, Isa nem por isso deixou de gostar menos da vida.Amará homens e amará mulheres… mas ainda mais a sua liberdade.Sem nunca se esquecer de permanecer rebelde». In: Centralcomics.

BOURGEON. A Menina de Bois-Caïman, 2 vol. Porto: Asa, 2009.

Pelas barbas de Ranganathan!


Ilustração de Goseki Kojima

Existe uma entrada insignificante, neste blogue (referente ao dia 30-10-2009), cujos comentários não cessam de chegar. Neste momento já vão em sessenta e dois e todos têm mais ou menos o seguinte teor:

«伝説で終わらせるにはもったいない。完全無料でさらに面白くなったスタービーチの再来!実績と信頼の上に成り立つスタービーチならではのであい!安心してご利用いただけるブランドだからこそ自信を持ってお勧めします» [sic].

Hipóteses plausíveis para este fenómeno improvável:

O clube de fans do Bibliotecário Anarquista em Kioto anda particularmente activo.

A seita japonesa do “Ensino da Verdade Suprema” está a preparar o próximo atentado, com gás mostarda, na estação do “Socorro”.

A Yakuza anda extraordinariamente aborrecida com os posts do Bibliotecário Anarquista sobre Gestão das Colecções.

O mundo vai acabar daqui a 10 minutos com excepção da Hemeroteca Municipal Lisboa que contra todas a expectativas irá sobreviver ao Armagedon.

Em todo o caso
Boas leituras,

domingo, janeiro 24, 2010

Querido diário

Ilustração de Matte Stephens
Hoje fui com os miúdos à biblioteca da Penha de França,
FILIPE – Onde está a mangá?
ADALBERTO – Não encontro Filipe. Acho que nesta biblioteca há pouquinha mangá. Se calhar é melhor perguntares à Helena.
FILIPE – Helena, onde está a mangá?
HELENA – Mangá não temos Filipe, porque o teu pai não manda para cá mangá!
FILIPE – O quê!... És tu que mandas os livros para as bibliotecas?
ADALBERTO – Hum?... Sim. Isto é… mais ou menos.
FILIPE – Tou a ver… Têm livro de reclamações?
HELENA – Temos sim, porquê?
FILIPE – Para fazer QUEIXA DO MEU PAI QUE NÃO SABE TRABALHAR!

Life sucks, then you die!

sábado, janeiro 23, 2010

Livro parvo da semana

Qualquer um pode ser fixe. Mas para ser magnífico e estupendo é melhor lerem este manual, seus totós!

Ai "O Livro", esse objecto sagrado...

sexta-feira, janeiro 22, 2010

Ninguém pára a leitura...

5624 (cinco mil seiscentos e vinte e quatro) foi o número de bandas desenhadas, comics e mangás emprestadas pela Rede Municipal de Bibliotecas de Lisboa em 2009. A unidade que mais contribuiu foi a Bedeteca com 3146 exemplares, seguida da Biblioteca Municipal Central com 752 e da Orlando Ribeiro com 695. A "morder os calcanhares" surgem a Biblioteca Camões e a gloriosa biblioteca da Penha de França com 317 e 198 exemplares respectivamente. As últimas bibliotecas do ranking não revelo porque tenho receio de represálias. Entretanto podemos observar a evolução do empréstimo de BD, nos últimos quatro anos, através da simples visualização do gráfico aqui em cima.

Beijinhos,

quarta-feira, janeiro 20, 2010

Sub-processo aquisições: novelas gráficas


Cool, delicioso, divertido. «Box office poison», no seu título original, é uma série do nova-iorquino Alex Robinson que foi produzida e publicada em fotocópias, durante as horas vagas no seu frustrante emprego numa livraria. Vencedor de vários prémios, entre os quais o Eisner Award e o Grand Prix de Angoulême, «Fracasso de Público» é uma banda desenhada que aborda a cena da banda desenhada, os amigos, os empregos frustrantes e mal pagos, os clientes detestáveis da livraria (deliciosamente iguais aos das bibliotecas), o namoro e tudo com muito humor. A sequência de perguntas dos clientes da livraria é fantástica.

Edição em português:
ROBINSON, Alex – Fracasso de público: heróis mascarados e amigos encrencados. São Paulo: Gal, 2009. ISBN: 9788561780012

Edição norte americana:
ROBINSON, Alex – Box Office poison. Top Shelf, 2001. ISBN 978-1-891830-46-4

Sub-processo aquisições: super heróis importados do Brasil


Criada por Alan Moore (argumento) e Dave Gibbons (desenho) Watchmen é uma surpreendente e revolucionária aventura de super heróis onde estes surgem associados a um pensamento ultra-conservador, de extrema-direita e xenófobo. O seu modus-operandi de estilo vigilante ou de justiça privada em vez de proteger a sociedade contra o crime, acaba por castrar e violar os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, extinguindo o próprio Estado Direito. É a preverão total.

Uma das poucas bandas desenhadas que figuram entre os «1001 livros para ler antes de morrer» editado por Peter Boxall e um excelente título para uma comunidade de leitores na sua biblioteca pública.

Edição em português:
MOORE, Alan; GIBBONS, Dave – Watchmen. São Paulo: Panini, 2009. ISBN: 978-8573515497

Edição norte-americana:
MOORE, Alan; GIBBONS, Dave – Watchmen. DC Comics, 1995. ISBN: 0930289234