quinta-feira, julho 30, 2009

O e-book reader substitui manuais escolares em papel


Ilustração de Julie Morstad

Segundo o jornal de letras (1ª quinzena de Julho) o Estado da Califórnia irá acabar com o peso excessivo dos manuais escolares (nas mochilas dos putos e na carteira dos pais) através da substituição dos velhos manuais impressos por documentos digitais acessíveis via E-BOOK READER.

A partir de agora os putos da Califórnia poderão levar os seus milhares de manuais escolares (língua inglesa, espanhol, matemática, história e geografia americana, ciências da natureza, CRIACIONISMO, estudo acompanhado, religião e moral, puritanismo, área de projecto, EVT, formação cívica, laboratório, etc.) num pequeno dispositivo chamado chamado e-book reader. As suas mochilas irão passar de uma média de 40 kg para 0,7 gramas.

Em Portugal o famoso periodista MIGUEL SOUSA TAVARES já se manifestou contra esta “odiosa medida do imperialismo americano”. “Depois de nos proibirem de fumar, estes miseráveis yankees, querem privar os nossos putos de se lembrarem do cheiro lendário do manuel de Estudo do Meio do 3º ano. Prefiro mil vezes que sofram de uma escoliose vertebral vitalícia do que a perda destas memórias” confessou ao anarquista o célebre gazeteiro.
Divergente desta concepção é a opinião dos pais que se pode resumir nas seguintes palavras: «AH GANDA SHWARZEGGER!».

Em Portugal um pobre e infeliz bibliotecário espera ansiosamente que um e-book reader (ou mesmo um simpes telemóvel) SUBSTITUA um depósito de MIL METROS QUADRADOS com um milhão de livros a apodrecer.

quarta-feira, julho 22, 2009

Rubrica: Os meus indicadores

Ilustração de Josh Cochran
Anastasia Yvanova, a lúcida Presidente da Câmara Municipal de São Petersburgo, estava atónita com os números que tinha diante si. O indicador de desempenho “custo por documento emprestado” na Biblioteca Histórica do Proletariado Bolchevique era catastrófico. No ano de 2008 a biblioteca custou 269.000 € (aquisições, staff e outras despesas) ao debilitado orçamento da Câmara e aquela biblioteca emprestou apenas, no mesmo período de tempo, 910 documentos aos munícipes. Isto significa que os desgraçados dos contribuintes pagaram a módica quantia de 295 € por documento emprestado.

«Assim não dá», desabafou Anastásia Yvanova. «A estes preços mais vale a Câmara Municipal oferecer uma livraria luxuosa a cada leitor inscrito na biblioteca, ou pagar-lhes umas férias na Biblioteca do Congresso em Washington, ou nas ilhas Nauru, se preferirem».

Indicador de desempenho: custo por documento emprestado (um dos meus preferidos).

terça-feira, julho 21, 2009

Enfoque na satisfação do cliente




The anarchist librarian MARVELOUS QUIZ

Indique-nos por favor que espaço é este:
- Espaço Multimédia da Biblioteca para Jóvenes CUBIT (Saragoça)?
- Videoteca Municipal de Lisboa?
- Espaço Multimédia da Biblioteca Pública de Amsterdam?
- Espaço Multimédia da Biblioteca Pública de Gondomar?
- Espaço 1999?

Muito obrigado pela sua colaboração e volte sempre

domingo, julho 19, 2009

Confissões de um bibliotecário deprimido

Há muito, muito tempo antes das bibliotecas públicas se tornarem coloridos e barulhentos laboratórios high tech (cheios de computadores, impressoras, scanners e videojogos) eram templos sagrados. Locais de silêncio e reverência dedicados ao saber e ao conhecimento. Nesse tempo era atribuído um desígnio elevado ao bibliotecário. Era um quase deus com uma majestade e dignidade divinas. Não era, seguramente, aquele gajo que muda o tonner e põe mais papel na impressora. Bons tempos. Bons velhos tempos.

sábado, julho 18, 2009

The anarchist librarian MARVELOUS QUIZ

Indique-nos por favor que imóvel é este:
- Biblioteca Municipal da Penha de França (Lisboa)?
- Biblioteca Civican-Yamagushi (Pamplona)?
- Seattle Public Library?
- Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos (Amadora)?
- A nova mansão do Cristiano Ronaldo em Madrid?

Muito obrigado pela sua colaboração e volte sempre

The anarchist librarian MARVELOUS QUIZ

Indique-nos por favor que objecto é este:

- Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro (Lisboa)?
- Biblioteca Municipal Rosalia de Castro (A Coruña)?
- Biblioteca Municipal José Saramago (Almada)?
- Biblioteca Comunale Sandro Penna (Perugia)?
- Um Objecto Voador não Identificado que se despenhou no Vale de Enxobregas
Muito obrigado pela sua colaboração e volte sempre

sexta-feira, julho 17, 2009

«Estruturar a rede de bibliotecas municipais»


“A rede de bibliotecas municipais tem crescido e tem-se consolidado na cidade essencialmente a partir de decisões casuísticas e voluntaristas muitas vezes tecnicamente pouco fundamentadas. […] Estas decisões não têm geralmente dado coerência, articulação e lógica estratégica global à rede no seu conjunto. Com poucas EXCEPÇÕES (por exemplo A BIBLIOTECA MUNICIPAL ORLANDO RIBEIRO, em Telheiras), estes espaços, com muitos bairros PER, reúnem em geral condições relativamente deficientes para (em termos de edificação, das condições de conservação, da possibilidade de se articularem com outros serviços de apoio, etc.) que agravam os já muito graves problemas de capacidade de manutenção e recuperação das bibliotecas mais antigas da rede e não resolvem o problema geral da falta de espaço (para depósito e serviços de apoio) e sub dimensionamento da biblioteca municipal central.»

IN: LISBOA. Câmara Municipal ; ISCTE – Estratégias para a cultura em Lisboa. Lisboa: CML, 2009. ISBN: 978-989-96300-0-0

terça-feira, julho 14, 2009

«Qu' tortura questa campagna elettorale»



Querido diário. Hoje sinto-me particularmente assim.


domingo, julho 12, 2009



O meu outdoor


Maus resultados

O site LIBECOM propõe um RANKING (baseado em 8 indicadores) dos países com as melhores bibliotecas públicas do mundo:

1º FINLÂNDIA
2º DINAMARCA
3º ESTÓNIA
4º ISLÂNDIA
5º REINO UNIDO
6º NORUEGA
7º ESLOVÉNIA
8º SUÉCIA
9º LITUÂNIA
10º IRLANDA
11º JAPÃO
12º HOLANDA

Para os adeptos portugueses a publicação destes resultados constituiu uma enorme desilusão. “Muito pior do que não figurar no ranking da FIFA ou não ganhar medalhas nas olimpíadas, é não estar presente neste top. Assim não vamos lá!” disse ao BA um adepto visivelmente consternado.

A insatisfação é geral e prevê-se para breve uma chicotada psicológica ao treinador nacional das bibliotecas públicas.

sábado, julho 11, 2009

Plano estratégico nacional para as bibliotecas públicas

Ilustração de Josh Cochran

O último plano estratégico do governo britânico para as bibliotecas públicas define as áreas em que o governo de sua majestade pretende que as bibliotecas marquem a diferença, no longo prazo, e estas áreas são:

· A promoção da leitura e a aprendizagem informal;
· O acesso a produtos e serviços digitais com especial enfoque para o e-government;
· Medidas de combate à exclusão social e de construção da identidade da comunidade.

Em Portugal seria IMPENSÁVEL:
1) Um PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL PARA AS BIBLIOTECAS;
2) Um plano estratégico para as bibliotecas sem as palavras LIVRO, CULTURA OU PATRIMÓNIO CULTURAL.
Mas eles são uma galáxia... far, far away.

O meu autocolante







sexta-feira, julho 10, 2009

Avaliação


Quem lê mangá nas BLX?


A pedido de vários clientes (de um cliente na verdade) junto envio os dados estatísticos referentes à faixa etária dos leitores de mangá nas BLX. De facto a grande maioria (76%) tem mais de 12 anos. O grupo maioritário é dos 13 aos 17 anos com 23%, seguindo-se do grupo dos 26 aos 35 anos com 21%. A título de curiosidade 40% dos leitores de mangá são LEITORAS.

quinta-feira, julho 09, 2009

Breaking News


Ilustração de Dave Brain

Segundo o inquérito anual realizado pelo Município de Barcelona, para avaliar o grau de satisfação dos munícipes em relação aos diferentes serviços municipais, as BIBLIOTECAS PÚBLICAS OCUPAM O 1º LUGAR, seguido do Metro e dos Mercados. Leram bem? SEGUIDO DO METRO. DO FABULOSO METRO DE BARCELONA...

Uma lição para quem gere dinheiros públicos. Com boas e modernas bibliotecas públicas ganha-se a confiança… (e os votos) da população.

quarta-feira, julho 01, 2009

Breaking news

Ilustração de Kill Pixie.
Um grupo de 2122 indivíduos efectuou ontem, entre as 10h e as 19h, um ARRASTÃO nas Bibliotecas Municipais de Lisboa (BLX) tendo esvaziado algumas das suas estantes. Os “assaltantes” LEVARAM QUASE UM MILHAR DE LIVROS, CDS, DVDS, JOGOS PEDAGÓGICOS E OUTROS MATERIAIS, na modalidade de empréstimo domiciliário, e puseram-se de seguida em fuga sem que os agentes de segurança esboçassem qualquer espécie de reacção. Segundo as palavras de um bibliotecário anónimo e particularmente gorducho, esta situação está a tornar-se bastante desagradável pois tem-se verificado quase TODOS OS DIAS, sem que as autoridades tomem as medidas necessárias. «Não é só no Dolce Vita Tejo, na Praia de Carcavelos e no Partido Socialista que há arrastões. Este é já o 122º ARRASTÃO verificado nas BLX, apenas este ano, E NINGUÉM FAZ NADA!», desabafou ao BA este documentalista improvável.

TOP BANDA DESENHADA BLX (Junho)


Rurouni Kenshin
/ story and art Nobuhiro Watsuki
23 empréstimos



Naruto
/ story and art by Masashi Kishimoto
9 empréstimos



Nausicaä of the valley of wind
/ story and art by Hayao Miyazaki
9 empréstimos



Mutts
/ Patrick McDonnel
5 empréstimos



A zaragata
/ texto de Goscinny ; des. de Uderzo
3 empréstimos

Fullmetal Alchemist / story and art by Hiromu Arakawa
3 empréstimos

Juan Solo
/ Bess e Jodorowsky
3 empréstimos

TOTAL de bandas desenhadas emprestadas no mês de Junho: 407

Serviço de aquisições


Um belo romance ocultista que se acasala despudoradamente com a História de Lisboa. Desde as origens neolíticas até ao século XX, numa desordem cronológica INVERTIDA, descobrimos uma simpática galeria de personagens como Aquilino Ribeiro, Frei Gil de Santarém, D. Afonso III, Sá de Miranda, Mestre Boytac, João Castilho, D. Manuel I e D. João V no seu lado mais satânico, onde são revelados segredos obscuros da capital do reino como o de uma uma estranha gruta que fica aqui para os lados da Penha de França. Um belo romance sobrenatural do infernal David Soares para desenfadar este maldito sol do verão. Como já alguém escreveu: “um triunfo da imaginação”.

SOARES, David – Lisboa triunfante. Lisboa. Saída de emergência, 2008. ISBN: 978-9896370848.